-
Arquitetos: 3andwich Design / He Wei Studio
- Área: 800 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo desse projeto era renovar uma antiga ponte. A estrutura está localizada no centro de Kang, Província de Gansu, China, na confluência entre dois rios. Ao norte da antiga ponte há uma rua comercial, a oeste um jardim de infância e a leste uma área residencial. Mas o tráfego misto de pessoas e veículos representa um perigo para pedestres e para o tráfego lento, além de afetar a operação da rua comercial. A nova ponte reduz o tráfego de veículos e é planejada como uma área amigável para pedestres juntamente com a rua comercial. Enquanto isso, a nova ponte amplia a rua comercial, criando não apenas espaços públicos mais diversos e confortáveis, mas também um novo marco para a cidade.
A inspiração vem de uma antiga "ponte corredor" da Dinastia Qing: Ponte Dragão e Fênix. "Pontes corredor" são pontes chinesas antigas que combinam ponte e arquitetura, com passagem no meio e áreas de descanso em ambos os lados, integrando efetivamente funções de mobilidade e outras apropriações em um único espaço.
O projeto segue o princípio da sustentabilidade. A estrutura principal da ponte original foi mantida, e a nova estrutura continua a partir da antiga. A ponte é construída com estrutura de madeira colada, pré-fabricada e instalada no local, com um total de sequestro de carbono de cerca de 144 toneladas. Além disso, os parapeitos de mármore branco da ponte original foram mantidos para uso posterior.
O layout da nova ponte segue o modelo da original, com uma largura de 9m, com o ponto mais alto da cobertura de 7,2m e uma altura de beiral de 3,2m, que garante a passagem de caminhões de bombeiros. O meio da ponte é transitável, também servindo como local para feiras temporárias, apresentações ao ar livre e outras atividades. Os bancos e espaços independentes estão localizados em ambos os lados da ponte para lazer e contemplação.
A ponte corredor é dividida em três alas, formando um grande espaço no ponto de convergência central. O portal aqui se torna uma estrutura de um lado só que, junto com o pilar de aço em forma de árvore localizado no meio, sustenta a viga de aço triangular curva. Um claraboia é instalada na parte mais alta do telhado, incrustada com vidro colorido que varia de vermelho a azul, representando o tempo. A luz brilha através da claraboia para o interior da ponte, adicionando uma atmosfera romântica.
Quanto à iluminação: o spot de luz no centro ilumina a superfície da via, o topo da ponte apresenta luz indireta, guiando o olhar para cima, e o telhado inclinado possui uma luz mais forte para realçar o ritmo da estrutura. O exterior da ponte possui iluminação na parte externa do canal focada nos pilares. As janelas coloridas possuem transparência interna e a parte inferior da ponte forma um eco de luminosidade.